Plano de
Aula ( 9º ano - 8ª série )
NÚMEROS RACIONAIS – PLANO DE AULA
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DISCIPLINA:
Matemática
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TURMA:
9º série do Ensino Fundamental
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TEMPO
PREVISTO: 06 aulas
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TEMA:
Números Racionais
CONTEÚDOS
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Representação
de racionais, exatos e periódicos.
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Operações
com racionais, adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e
radiciação.
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Frações
equivalentes, relações entre frações e decimais.
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Novos
significados para frações: porcentagem.
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS
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Representar
um número na forma decimal.
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Compreender
a estrutura do sistema de numeração decimal.
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Representar
um número decimal a partir de sua nomeação em língua materna.
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Compreender
equivalência entre casas decimais e efetuar transformações: décimos, centésimos,
milésimos,...
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Reconhecer
equivalência entre frações decimais e notação decimal.
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Transformar
decimais em frações decimais e ou em porcentagem.
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Realizar
operações de adição e subtração de decimais.
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Realizar
as demais operações com decimais.
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Estabelecer
relações entre conceitos e linguagens: frações/decimais/porcentagens.
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Trabalhar
e compreender informações numéricas envolvendo frações e decimais em contextos
diversificados.
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Calcular
porcentagens a partir da razão entre partes e o todo de uma situação problema.
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Organizar
elementos em classes de equivalência a partir de uma determinada propriedade.
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Comparar
diferentes significados da ideia de fração, compreendendo suas semelhanças e
diferenças.
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Reconhecer
o conjunto dos racionais e o racional como um representante de uma classe de
equivalência.
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Reconhecer
os racionais como números cuja
representação decimal possa ser finita ou exata, infinita e periódica.
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Compreender
as condições que faça que uma razão entre inteiros expresse uma dizima periódica.
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Prever
o tipo de representação decimal de uma fração irredutível a partir de analises
e estratégias de fatoração de seu denominador.
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Compreender a utilidade das potências, bem como das
raízes, na representação de números decimais.
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Operar
as propriedades da potenciação e radiciação.
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Reconhecer
a potenciação e radiciação em situações contextualizadas.
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Explorar
representação decimal infinita e não periódica e o surgimento do conjunto dos
racionais.
ESTRATÉGIAS
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Utilização
soroban para explorar a representação de um número decimal e tornar
compreensível o valor posicional de cada algarismo.
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Utilização
de linguagem mista, materna e matemática para dar significado a representação e
operações com decimais.
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Malhas
quadriculadas e de figuras.
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Situações
contextualizadas com problemas envolvendo razões.
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Construir
classes de equivalência
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Uso
de calculadora.
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Livros
com narrativas e curiosidades matemáticas.
METODOLOGIA
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Aulas
explorando situações problemas contextualizados.
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Utilização
de livros como “O Homem que calculava” e “O Diabo dos números” e suas
narrativas de situações problemas explorando o tema das aulas.
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Utilização
de slides evocando os racionais e seus significados.
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Explorar
o cotidiano dos alunos para situações
problemas a serem resolvidas.
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Discussão/correção
colaborativa e participativa das atividades propostas.
RECURSOS
DIDÁTICOS
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Textos
impressos, apostila aluno, livros didáticos, projetor slides, jogos, software,
livros sobre curiosidades matemáticas, problemas e enigmas.
AVALIAÇÃO
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A
avaliação será um processo continuo diretamente ligada ao conceito de melhora,
não apenas do aprendizado do aluno, mas também da ação de ensinar. A observação
de sua participação, na compreensão, construção de conceitos, procedimentos,
estratégias para resolver situações problemas, atitudes de solidariedade,
interação e desenvolvimento das
habilidades e competências desejadas.
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A
avaliação deverá indicar também ao professor as necessidades de ajustes de
percurso no desenvolvimento do tema.
CONCLUSÃO
A partir do quadro de
competências ( observar, realizar e
compreender ) e habilidades ( H01 H02 , H03 , H10, H.15 e H16 ) é necessário
traçar um plano de aula a partir do conteúdo Números Racionais, bem como de seu
mapeamento de percurso, identificando os conteúdos e temas envolvidos no
assunto.
De acordo com o PCN, busca-se
construir já nos primeiros anos do ensino fundamental significados para os
números a partir de sua utilização no contexto social e de analises de
problemas que motivam sua construção. Nos 8º e 9º anos, deve-se ampliar e
consolidar o significados dos números
racionais a partir de seu uso em
diferentes contextos, sociais e matemáticos.Esses objetivos nortearam
esse plano de aula, bem como seu mapa de percurso, buscando consolidar e ampliar o conceito de racionais
pelos alunos.
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