segunda-feira, 17 de junho de 2013

  

                                       Plano de Aula  ( 9º ano -  8ª série )
 NÚMEROS RACIONAIS – PLANO DE AULA
·         DISCIPLINA: Matemática
·         TURMA: 9º série do Ensino Fundamental
·         TEMPO PREVISTO: 06 aulas
·         TEMA: Números Racionais

CONTEÚDOS
·         Representação de racionais, exatos e periódicos.
·         Operações com racionais, adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.
·         Frações equivalentes, relações entre frações e decimais.
·         Novos significados para frações: porcentagem.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
·         Representar um número na forma decimal.
·         Compreender a estrutura do sistema de numeração decimal.
·         Representar um número decimal a partir de sua nomeação em língua materna.
·         Compreender equivalência entre casas decimais e efetuar transformações: décimos, centésimos, milésimos,...
·         Reconhecer equivalência entre frações decimais e notação decimal.
·         Transformar decimais em frações decimais e ou em porcentagem.
·         Realizar operações de adição e subtração de decimais.
·         Realizar as demais operações com decimais.
·         Estabelecer relações entre conceitos e linguagens: frações/decimais/porcentagens.
·         Trabalhar e compreender informações numéricas envolvendo frações e decimais em contextos diversificados.
·         Calcular porcentagens a partir da razão entre partes e o todo de uma situação problema.
·         Organizar elementos em classes de equivalência a partir de uma determinada propriedade.
·         Comparar diferentes significados da ideia de fração, compreendendo suas semelhanças e diferenças.
·         Reconhecer o conjunto dos racionais e o racional como um representante de uma classe de equivalência.
·         Reconhecer os racionais  como números cuja representação decimal possa ser finita ou exata, infinita e periódica.
·         Compreender as condições que faça que uma razão entre inteiros expresse uma dizima periódica.
·         Prever o tipo de representação decimal de uma fração irredutível a partir de analises e estratégias de fatoração de seu denominador.
·         Compreender  a utilidade das potências, bem como das raízes, na representação de números decimais.
·         Operar as propriedades da potenciação e radiciação.
·         Reconhecer a potenciação e radiciação em situações contextualizadas.
·         Explorar representação decimal infinita e não periódica e o surgimento do conjunto dos racionais.

ESTRATÉGIAS
·         Utilização soroban para explorar a representação de um número decimal e tornar compreensível o valor posicional de cada algarismo.
·         Utilização de linguagem mista, materna e matemática para dar significado a representação e operações com decimais.
·         Malhas quadriculadas e de figuras.
·         Situações contextualizadas com problemas envolvendo razões.
·         Construir classes de equivalência
·         Uso de calculadora.
·         Livros com narrativas e curiosidades matemáticas.

METODOLOGIA
·         Aulas explorando situações problemas contextualizados.
·         Utilização de livros como “O Homem que calculava” e “O Diabo dos números” e suas narrativas de situações problemas explorando o tema das aulas.
·         Utilização de slides evocando os racionais e seus significados.
·         Explorar  o cotidiano dos alunos para situações problemas a serem resolvidas.
·         Discussão/correção colaborativa e participativa das atividades propostas.

RECURSOS DIDÁTICOS
·         Textos impressos, apostila aluno, livros didáticos, projetor slides, jogos, software, livros sobre curiosidades matemáticas, problemas e enigmas.
AVALIAÇÃO
·         A avaliação será um processo continuo diretamente ligada ao conceito de melhora, não apenas do aprendizado do aluno, mas também da ação de ensinar. A observação de sua participação, na compreensão, construção de conceitos, procedimentos, estratégias para resolver situações problemas, atitudes de solidariedade, interação  e desenvolvimento das habilidades e competências desejadas.
·         A avaliação deverá indicar também ao professor as necessidades de ajustes de percurso no desenvolvimento do tema.

CONCLUSÃO
           A partir do quadro de competências  ( observar, realizar e compreender ) e habilidades ( H01 H02 , H03 , H10, H.15 e H16 ) é necessário traçar um plano de aula a partir do conteúdo Números Racionais, bem como de seu mapeamento de percurso, identificando os conteúdos e temas envolvidos no assunto.
           De acordo com o PCN, busca-se construir já nos primeiros anos do ensino fundamental significados para os números a partir de sua utilização no contexto social e de analises de problemas que motivam sua construção. Nos 8º e 9º anos, deve-se ampliar e consolidar o significados  dos números racionais a partir de seu uso em  diferentes contextos, sociais e matemáticos.Esses objetivos nortearam esse plano de aula, bem como seu mapa de percurso, buscando  consolidar e ampliar o conceito de racionais pelos alunos.

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