A narrativa como ferramenta no ensino da matemática, preenche uma lacuna que é a interpretação do aluno as situações problemas que lhe são apresentadas, afinal é comum, que nós professores de matemática, apresentamos a dificuldade de ler e compreender como um dos pontos fundamentais para a essas dificuldades.O uso de alguns livros, que despertam o interesse pela matéria e extremamente útil para alcançarmos esses objetivos, com o devido cuidado para que não fiquemos presos apenas a despertar a curiosidade do aluno, mas sim que o façamos de forma planejada, como no caso do livro "O Diabo dos Números", onde cada capitulo deve ser direcionado ao estudo de um conteúdo matemático a que se adapta.Alem do livro citado e de alguns de Malba Tahan, como o "O Homem que Calculava" e "Matemática Divertida" existem outros como " 20.000 Léguas matemáticas", "Alex no País dos Números", "Geometria Sagrada", uma série da Editora Scipione sobre diversão e investigação matemática,etc., que podem ser encontrados e baixados de diversos blogs da "União dos Blogs de Matemática" enriquecendo ainda mais as possibilidades de usarmos a narrativa como instrumento no ensino da matemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário