segunda-feira, 17 de junho de 2013

Plano de Aula

PLANO DE AULA
1. Análise da realidade
1.1. Instituição:
       Disciplina:            Matemática                                                     Série: 8ºano/7ªsérie                          Ano: 2013
       Professora responsável:
1.2. Assunto: Estudo das Funções Polinomiais de 1°grau ( afim e linear), utilizando o software Winplot .
1.3. Necessidade: O assunto relacionado ao título encontra-se muito presente no cotidiano do aluno, no entanto o ensino deste praticado em sua forma tradicional torna-o desinteressante na visão dos alunos. A utilização das novas tecnologias pode tornar a aprendizagem de funções polinomiais de 1°grau, motivadora e significativa, enriquecendo e diversificando o trabalho escolar.
2. Finalidades e formas de mediação
2.1. Quadro geral das finalidades e formas de mediação

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
TÉCNICAS
RECURSOS AUDIOVISUAIS
TEMPO
- Relacionar e entender as diversas situações cotidianas com o estudo das funções polinomiais de 1° grau;
- Possibilitar aos alunos a construção e ampliação de seus conhecimentos, utilizando tecnologias de informação, com práticas construtivistas;
- Interpretar tabelas e gráficos, próprias dos contextos dos meios de comunicação, gerando assim informação que deve ser trabalhada para que se construa em conhecimento;
- Intensificar a interação professor e alunos e entre estes, numa perspectiva construtivista
e colaborativa.

- Interdependência entre grandezas ;
- Proporcionalidade direta e inversa;
- Funções: variável dependente e variável independente;
- Funções de 1º grau, significado dos coeficientes;
- Crescimento, decrescimento;
- Gráficos;



- Aula expositivo-dialogada
- Resolução de problemas e exercícios provenientes do “caderno do aluno” ou do livro didático (ora individual, ora em pequenos grupos);
- Discussão dos resultados das atividades desenvolvidas;
- Utilização de diversas linguagens para traduzir a idéia de gráficos, tabelas, expressões algébricas, etc.
- Construção de gráficos de função de 1° grau utilizando papel quadriculado e régua.
- Utilização do laboratório
de informática para aplicação do winplot.




- Projetor multimídia

- Computadores 
- 6 aulas
- duração das aulas: 50 min

2.2. Proposta de avaliação: A avaliação  será  diagnóstica  e  contínua, sempre em harmonia com o trabalho cotidiano em sala de aula.
3. Bibliografia:
NOVA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO (2011)
DANTE, L. R.  Matemática ENSINO MÉDIO – Volume Único. São Paulo, Ática, 2008.
SMOLE, K.C.S.; DINIZ, M.I. Matemática: Ensino Médio. v. 1, 2 e 3. 5 ed. São Paulo: Saraiva, 2007.


Docente Responsável:                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário