PLANO
DE AULA
1. Análise da realidade
1.1. Instituição:
Disciplina: Matemática Série:
8ºano/7ªsérie Ano: 2013
Professora
responsável:
1.2. Assunto: Estudo
das Funções Polinomiais de 1°grau ( afim e linear), utilizando o software Winplot
.
1.3. Necessidade: O assunto relacionado ao título encontra-se muito
presente no cotidiano do aluno, no entanto o ensino deste praticado em sua
forma tradicional torna-o desinteressante na visão dos alunos. A utilização das
novas tecnologias pode tornar a aprendizagem de funções polinomiais de 1°grau,
motivadora e significativa, enriquecendo e diversificando o trabalho escolar.
2. Finalidades e formas de mediação
2.1. Quadro geral das finalidades e formas de
mediação
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
CONTEÚDOS
|
TÉCNICAS
|
RECURSOS AUDIOVISUAIS
|
TEMPO
|
- Relacionar e entender as diversas situações
cotidianas com o estudo das funções polinomiais de 1° grau;
- Possibilitar aos alunos a construção e ampliação
de seus conhecimentos, utilizando tecnologias de informação, com práticas
construtivistas;
- Interpretar tabelas e gráficos, próprias dos
contextos dos meios de comunicação, gerando assim informação que deve ser trabalhada
para que se construa em conhecimento;
- Intensificar a interação professor e alunos e
entre estes, numa perspectiva construtivista
e colaborativa.
|
-
Interdependência entre grandezas ;
-
Proporcionalidade direta e inversa;
-
Funções: variável dependente e variável independente;
-
Funções de 1º grau, significado dos coeficientes;
-
Crescimento, decrescimento;
-
Gráficos;
|
- Aula
expositivo-dialogada
- Resolução de problemas e exercícios provenientes
do “caderno do aluno” ou do livro didático (ora individual, ora em pequenos
grupos);
- Discussão dos resultados das atividades
desenvolvidas;
- Utilização de diversas linguagens para traduzir
a idéia de gráficos, tabelas, expressões algébricas, etc.
-
Construção de gráficos de função de 1° grau utilizando papel quadriculado e
régua.
- Utilização do
laboratório
de informática para
aplicação do winplot.
|
- Projetor multimídia
- Computadores
|
- 6 aulas
- duração das aulas: 50
min
|
2.2. Proposta de
avaliação: A avaliação
será diagnóstica e
contínua, sempre em harmonia com o trabalho cotidiano em sala de aula.
3.
Bibliografia:
NOVA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO (2011)
DANTE, L. R.
Matemática ENSINO MÉDIO – Volume Único. São Paulo, Ática, 2008.
SMOLE,
K.C.S.; DINIZ, M.I. Matemática: Ensino Médio. v. 1, 2 e 3. 5 ed. São
Paulo: Saraiva, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário